Validade do Teste de Caminhada

Compartilhe esta pagina com o Whatsapp

 

VALIDADE DO TESTE DE CAMINHADA DE PRÁTICA PARA O TESTE DE CAMINHADA DE SEIS MINUTOS EM IDOSOS

Acosta¹, M. A. R.; Beckenkamp¹, P. R.; Steffens¹, D.; Fraceschette¹, J.; Cardoso¹, D. M.;

Fernandes¹, D.; Paiva¹, D. N.; Cardoso¹, D. M.; Albuquerque¹², I. M.; Menna-Barreto², S. S.

¹Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC - Santa Cruz do Sul – RS 

²Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre - RS

 

Introdução: O Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m) tem sido utilizado para a avaliação do desempenho físico, objetivando avaliar as respostas globais e integradas dos sistemas orgânicos envolvidos durante o exercício, sendo amplamente utilizado em pesquisas clínicas. A realização prévia ao Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m) de um Teste de Prática possibilita ao indivíduo familiarizar-se com o teste melhorando a performance na realização do mesmo (ALAMERI et al., 2007; RUBIM et al., 2006; PIRES et al., 2007; LEUNG et al., 2006). Objetivo: Comparar a distância percorrida no Teste de Caminhada de Prática e no Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m). Materiais e Métodos: Caracteriza-se por um estudo transversal, observacional e descritivo, composto por idosas hígidas (n = 64) com média de idade de 70,30 ± 4,68 anos e IMC de 26,15 ± 5,49 Kg/m². 

 

Realizou-se espirometria (marca EasyOne®, Modl 2001, Diagnostic Spirometer) a fim de comprovar a normalidade da função pulmonar. Tais indivíduos foram submetidos ao Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m) prático e posteriormente ao Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m) ou seja, foi utilizado um corredor de trinta metros, plano, iluminado e em ambiente fechado segundo o protocolo da American Thoracic Society (2002). Análise estatística: Foi utilizado o teste t Student, com nível de significância de p<0,05. 

 

Resultados: No Teste de Prática, os idosos desenvolveram a distância percorrida média de 462,77 ± 78,23 m e no Teste de Caminhada de Seis Minutos (TC6m) 474,39 ± 75,49 m, não sendo observada diferença estatística entre ambas (p =0,394). Conclusões: A utilização do Teste de Prática não é fundamental para determinar o desempenho no Teste de Caminhada de Seis Minutos em idosos. Tal fato é possível de ser observado ao se constatar que a distância percorrida em metros entre os dois testes são semelhantes.Palavras-Chave: Idosos; Aptidão Física; Exercício Físico; Teste de Caminhada.