Palavra do Presidente

  1. Início
  2. »
  3. AFB
  4. »
  5. Palavra do Presidente

Ao longo do nosso caminho profissional temos muitos desafios, não diferente como dirigente somamos outros desafios, dar continuidade ao crescimento da associação ampliando os espaços de discussão, acompanhando as demandas profissionais, e contribuindo para o desenvolvimento da Fisioterapia brasileira e sua colocação no cenário internacional. 

Em uma reflexão do caminho percorrido até aqui, conseguimos muitas conquistas. Temos um número expressivo de profissionais associados, participamos do Conselho Nacional de Saúde – CNS compondo 06 comissões intersetoriais como titular e suplente, CIASPP – COMISSÃO INTERSETORIAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DAS PESSOAS COM PATOLOGIAS, CIASCV – COMISSÃO INTERSETORIAL DE ATENÇÃO À SAÚDE NOS CICLOS DE VIDA – CRIANÇA, ADOLESCENTE, ADULTO e IDOSO, CIPPISPICS – COMISSÃO INTERSETORIAL DE PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE, CISMU – COMISSÃO INTERSETORIAL DA SAÚDE DA MULHER, CISS – COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR, CISTT – COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHDORA. 

Colaboramos com as discussões sobre as provas títulos em Fisioterapia juntamente com o COFFITO e as Associações de Especialidades, realizamos os maiores Congressos de Fisioterapia com mais de 2000 participantes nas diversas regiões do Brasil e de outros países. Participamos de discussões políticas sobre assuntos do interesse da área de saúde e seguimos vigilantes dos Projetos de Lei que tramitam em todas as esferas. Mas sentimos a necessidade de ampliar o investimento na capacitação de profissionais e estudantes e então iniciamos a realização de cursos pelo Brasil, e escolhemos a Cidade de Fortaleza para oferecer o Curso de Atenção a Pacientes Portadores de Hanseníase ministrado pelos Doutores Jorge Almeida e Stela Neme do Instituto Lauro de Souza Lima em Bauru – SP. Estamos em construção das primeiras diretrizes clinicas da Fisioterapia com o Projeto Diretrizes Clínicas Brasileiras da Fisioterapia (DCBF) coordenado pela nossa colaboradora Dra. Andrea Lemos na UFPE que tem como objetivo gerenciar as evidências disponíveis na área de fisioterapia para gerar guias de prática clínica fisioterapêutica que auxiliem a tomada de decisão. Um projeto construído por uma força tarefa composta pelas Associações, em parceria com o COFFITO e CREFITO’s.

Muito ainda a ser feito e convidamos vocês a nos acompanhar no Projeto de Educação Continuada da AFB,  Venha conosco!

Denise Flávio de Carvalho Botelho Lima
Presidente da AFB

Clique aqui para se associar